MENU

Steam Controller demonstração

30/09/2013 Views: 762 Steam

Sem direcionais analógicos ou digitais, Valve anuncia Steam Controller

Controle terá dois trackpads táteis no lugar de alavancas e funcionará com todos os jogos do Steam

Em seu terceiro anúncio relacionado à vinda do Steam para a sala de estar, a Valve anunciou o Steam Controller , um controle “feito para funcionar com todos os jogos do Steam”, sejam eles do passado, presente ou futuro.

O controle tem dois trackpads hápticos (interface tátil), que são clicáveis, no lugar em que tradicionalmente veríamos alavancas. De acordo com a Valve os trackpads permitem “uma fidelidade muito maior de input do que previamente possível com controles tradicionais. Jogadores do Steam, que estão acostumados com inputs associado a PCs irão apreciar que a resolução do Steam Controller é mais próxima daquela de um mouse”.

5ru4575pasgzniqahn0xmovvo

A ideia é que com esse controle jogos que tradicionalmente só podiam ser manipulados com um teclado e mouse – como títulos de estratégia em tempo real, jogos com cursores etc – também possam ser jogados com o Steam Controller. Títulos de tiro em primeira pessoa também terão, em teoria, uma maior precisão com seu uso.

A descrição feita pela Valve reconhece a natureza menos física de trackpads, que oferece menos feedback aos jogadores. No entanto, por serem hápticos, a empresa afirma que isso não será um problema. Os trackpads usam ímãs que oferecem em retorno força e vibração “permitindo controle sobre frequência, amplitude e direção de movimento”. Estranhamente, os trackpads também podem funcionar como auto-falantes.

No centro do controle há uma tela sensível a toque que é também clicável. Assim, você poderá navegar pela tela da forma que quiser, apenas confirmando sua ação quando ela é clicada.

O Steam Controller tem um total de dezesseis botões, colocados no controle “de acordo com a frequência de uso, precisão pedida e conforto ergonômico”. O controle e seus botões são simétricos, assim não será problema trocar as configurações entre destro e canhoto.

Para jogos antigos, o controle funcionará como uma espécie de teclado e mouse. A disposição dos botões é configurável pela comunidade, que pode compartilhar suas ideias uns com os outros. Um exemplo, com Portal 2 , pode ser visto abaixo.

6d2sag4kdmvjm0dzdqsr5rb5k

Por último, assim como o Steam Machines , o controle receberá feedback da comunidade e foi criado para ser completamente hackeado e alterado.

O Steam Controller passará por um período de beta, igual ao Steam Machines. Na verdade, o programa de teste é exatamente o mesmo, assim se você se habilitar a participar de um já estará participando do outro.

http://arena.ig.com.br/