MENU

Rovio apresenta o fone de ouvido mais fofo do...

Kojima revela imagem do seu novo jogo

17/12/2011 Views: 812 Notícias

Portáteis marcam inovações no mundo dos games no ano

Quem esperava que 2011 fosse o ano em que a evolução no mundo dos games ficaria por conta da nova geração de consoles errou. Com o lançamento dos sistemas de movimento no final de 2010 (o Kinect para Xbox 360 e o PS Move para Playstation) os videogames ganharam um novo campo a ser explorado, fazendo com que as empresas segurassem a próxima geração de consoles.

As novidades, contudo, ficaram por conta dos portáteis. Nintendo e Playstation protagonizaram os maiores lançamentos da área no ano. O 3DS e o Vita trouxeram novidades para um segmento que não recebia “bombas” desde 2004, quando PSP e Nintendo DS foram lançados.

O Vita tem tela sensível ao toque de cinco polegadas (12,7 cm). A versão Wi-Fi custa US$ 249, enquanto os modelos compatíveis com redes 3G saem por US$ 299. O nome Vita significa vida em latim – o console busca “diminuir a fronteira” entre a vida real e o mundo virtual.

A jogabilidade ganhou o incremento de um sensor de movimento e inclinação, uma plataforma traseira sensível ao toque e câmera atrás e na frente do portátil.

Com relação ao jogo online, um software pré-instalado serve para localizar outros jogadores. O game conta com um aplicativo dedicado à interação (por voz ou texto) durante o jogo.

Os aplicativos Party e Near fornecem conteúdo social ao console. Ele tem vocação para a conectividade: foi desenvolvido para se complementar com o PlayStation 3, de modo que os jogos também poderão ser desfrutados em tela grande.

O Nintendo 3DS apostou na tecnologia de terceira dimensão para se destacar. Sem a necessidade de óculos, o jogador pode escolher entre a tela em terceira ou segunda dimensão. A tecnologia funciona da seguinte forma: a tela superior tem 800 pixels, sendo 400 dedicados a cada olho. A exibição das imagens nesses 400 dá a impressão de terceira dimensão.

O console conta com um sensor de mobilidade e inclinação que pode ser usado nos jogos. A jogabilidade ainda tem o incremento de um controle analógico.

A imersão 3D não fica só nos jogos. O console tem duas câmeras que podem ser usadas para produção de material em terceira dimensão após a atualização do firmware. O portátil ainda conta com um sistema de integração via wireless e por proximidade com outras unidades do Nintendo 3DS.

Games
Em seu lançamento, no começo de dezembro, o Vita contou com cerca de 15 títulos, entre eles Uncharted, Ultimate Marvel vs. Capcom e F1 2012. Já o 3DS, lançado em fevereiro, no Japão, tem dezenas de jogos em seu portfólio, como Fifa 12, Lego, Mario Kart, The Sims e Resident Evil.

Fonte: http://games.terra.com.br/