MENU

THQ mantém segredo e diz que anunciará um novo...

World of Warcraft chega ao Brasil com invasão de...

08/12/2011 Views: 922 Notícias

Via Sacra: entenda por que os jogos atrasam no Brasil

O fim de ano não foi fácil para o gamer brasileiro que decidiu aderir às pré-vendas de jogos. Títulos como “FIFA 12″, “Uncharted 3″ e “Batman: Arkham City” atrasaram e as empresas responsáveis – Electronic Arts, Sony e Warner, respectivamente – não deram explicação ao consumidor. Ou quando deram foram justificativas rasas, como “problemas operacionais”.

Outros casos emblemáticos de atrasos na temporada incluem “Battlefield 3″, “Legend of Zelda: Skyward Sword” (Nintendo), “Assassin’s Creed: Revelations” e “Rayman Origins” (Ubisoft).

Na tentativa de entender o motivo por trás de tantos atrasos, UOL Jogos entrou em contato com cada uma das distribuidoras citadas acima, mas apenas a Ubisoft respondeu, dizendo que no caso dos discos fabricados por aqui (como os de Xbox 360), a indústria ainda não tem capacidade para abastecer plenamente a alta demanda de final de ano.

Por sua vez, títulos importados sofrem com a alfândega brasileira, que demora mais para liberar os games que chegam durante o final de ano, visto o aumento de volume de importações causado pelo período de festas.

Nintendo e Warner se limitaram a repetir respostas dadas anteriormente – a primeira apontou “excepcionais condições climáticas”, enquanto a outra culpou “questões operacionais”. Já a Sony se recusou a dar explicação.

Mesmo as lojas não gostam muito de tocar no assunto. Dentre as procuradas por UOL Jogos, apenas a FNAC respondeu, sendo que a Saraiva não deu resposta e a UZ Games se recusou a dar declaração.

“O cliente vê qualquer falha como sendo do ponto de venda e vai culpar a Fnac pelo atraso, mesmo que nenhuma outra loja tenha o jogo também”, explica a assessoria de imprensa da rede. “A Fnac pressiona e protesta contra estes atrasos. Tentamos até ir além, amenizando atrasos com, por exemplo, brindes não previstos na pré-venda”.

Fonte: http://jogos.uol.com.br/