MENU

O Medo de Perder

Apple é a maior ameaça dos consoles

09/08/2011 Views: 757 Curiosidades

Pesquisa: Facebook pode causar desordens psicológicas em jovens

Uma pesquisa realizada pelo professor de psicologia da Universidade do Estado da CalifórniaLarry Rosen, aponta que o Facebook pode causar distúrbios e desordens psicológicas em jovens. Entre elas estão o narcisismo e tendências anti-sociais.

Com o nome de “Cutuque-me: Como as redes sociais podem ajudar e prejudicar nossas crianças”, a pesquisa foi apresentada na 119ª Convenção Anual da Associação Americana de Psicologia. Ela estudou 1000 jovens enquanto usavam computadores, além de outros 300 adolescentes enquanto estudavam.

De acordo com o estudo, alguns dos riscos que o Facebook pode causar nos jovens são o desenvolvimento de narcisismo em pessoas que usam a rede frequentemente; presença de outras desordens psicológicas, incluindo comportamentos anti-sociais e tendências agressivas em adolescentes que utilizam bastante o Facebook; e aumento da possibilidade de terem dores no estômago, problemas no sono, ansiedade e depressão, em adolescentes que apresentam a chamada “overdose” em tecnologia diária, que inclui videogames e a rede social.

Ainda notou-se que alguns jovens que checaram seus perfis durante o período de estudo (cerca de 15 minutos),  apresentaram queda de notas no ensino fundamental e médio. Também foram notados alguns problemas na retenção da leitura.

A pesquisa de Rosen também mostrou que nem tudo é negativo: os jovens desenvolvem algo que foi chamado de “empatia virtual” – ou seja, a capacidade de mostrar simpatia no mundo online e, possivelmente, influenciar os humores dessas pessoas.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/