MENU

Estúdio carioca Iterum cria advergame Mobil 1 PRO Racing...

Simulador de vida “The Sims Social” chega ao Facebook

05/08/2011 Views: 642 Games Sociais

Justiça manda Vostu tirar quatro jogos do ar

Uma juíza de São Paulo determinou que a Vostu terá que tirar do ar quatro de seus jogos por conta do processo de plágio movido contra ela pela Zynga. A empresa, fundada nos Estados Unidos mas com operação no Brasil, se recusou a cumprir a ordem e promete recorrer.

“A ação do tribunal reflete a seriedade do assunto e o dano irreparável que a Zynga está sofrendo devido à cópia da Vostu. Ela também leva em conta a necessidade de proteger os consumidores brasileiros de atos de violação e concorrência desleal”, diz um porta-voz da Zynga, em comunicado à imprensa.

A juíza Andrea de Abreu e Braga, da 10ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo, determinou que a Vostu deve retirar do Orkut, em até 48 horas, os jogos MegaCity, Café Mania, Pet Mania e Vostu Poker, sob pena de multa diária de R$ 20 mil caso a ordem não seja cumprida.

A Vostu afirma que continuará com os jogos funcionando no Orkut, e diz ainda que “está defendendo-se agressivamente da Zynga, uma empresa estrangeira que quer conquistar espaço de mercado por meio de estratégias baratas e tenta explorar o sistema judiciário ao invés de buscar a competição justa”.

“Nós seguimos confiantes em nossa posição e a Vostu não removerá seus jogos do Orkut ou do Facebook”, diz a acusada. “A Vostu assegura a seus usuários que o jogo seguirá inalterado, e que não há qualquer motivo para preocupação”.

A californiana Zynga argumenta que a Vostu existe unicamente para copiá-la, e faz isso sem a menor preocupação em disfarçar. “Sejamos claros — uma coisa é ser inspirada pelos jogos da Zynga, outra totalmente diferente é copiar as características chave dos nossos produtos, a estratégia de produto, branding, missão e benefícios a empregados. Nós damos as boas vindas à Vostu na arena dos jogos sociais, mas a infração explícita do nosso trabalho criativo não é uma estratégia de negócios aceitável — é uma violação da lei”, comentou o conselheiro geral da Zynga, Reggie Davis, em junho, quando o processo foi aberto.

Abaixo o vídeo produzido pela Zynga para exemplificar o plágio dos jogos da Vostu.

Fonte: http://outerspace.terra.com.br/