MENU

As melhores edições de colecionador desse ano

Empresa transforma cartuchos de NES em relógios

03/08/2011 Views: 2716 Curiosidades

Conheça oito curiosidades sobre Sonic, mascote que completa 20 anos

Assim como Mario e Pac-Man, Sonic, a mascote da produtora Sega, já se tornou parte da cultura pop (ele deu nome a um gene, olha só). O personagem nasceu há 20 anos, para estrelar o game que foi o carro-chefe do Mega Drive.

O personagem criado pelo designer Naoto Ôshima guarda muitas curiosidades e o UOL Jogos lista oito delas. Por exemplo: é um engano comum achar que Sonic é um porco-espinho, quando, na verdade, se trata de um ouriço terrestre (parece mais com um ratinho).

As próximas aventuras da criatura serão em “Sonic Generations”, para PlayStation 3, Xbox 360 e Nintendo 3DS, e em “Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games” (Wii e DS), no qual, junto com a mascote da Nintendo, disputam as principais modalidades dos Jogos Olímpicos na capital inglesa.

Confira mais fatos pouco conhecidos da mascote:

1. Estreia

A primeira aparição de Sonic não aconteceu no game homônimo de 1991, para Mega Drive, mas num game de corrida para fliperama chamado “Rad Mobile”, em que a criatura aparece como um adereço no para-brisa.

2. DNA

O personagem foi inspiração para nomear o terceiro homólogo ao gene hedgehog em vertebrados. A proteína Sonic hedgehog tem função importante na formação do sistema nervoso central, como a medula espinhal.

3. O original

Ao contrário do que muita gente pensa, Sonic não é um porco-espinho, mas um ouriço terrestre, um mamífero da subfamília Erinaceinae. Esse ser simpático, que também se tornou animal de estimação, não é particularmente veloz, mas consegue curvar o corpo e se transformar numa bola de espinho.

4. Duas versões

O desenho de Sonic mudou muito nos 20 anos de sua carreira. No começo era mais baixinho, tinha braços e pernas mais curtos, e olhos pretos. Depois de “Sonic Adventure”, lançado para Dreamcast em 1998, ele ficou mais esguio e passou a ter olhos verdes.

5. Glub glub

Embora seja muito rápido em terra, o ouriço é muito frágil na água. No esportivo “Mario & Sonic at the Olympic Games”, ele faz as provas de natação usando um equipamento salva-vidas, desses que tem em aviões.

6. Velocidade do som

Como seu próprio nome denuncia, Sonic é capaz de acelerar até velocidades supersônicas, ou seja, mais de 1.200 km/h. Não se sabe até onde ele consegue chegar (na forma Super Sonic, pode até se teletransportar), mas com certeza é um dos personagens mais rápidos dos videogames.

7. Michael Jackson (1)

De acordo com Naoto Ôshima, designer do personagem, o calçado vermelho de Sonic foi inspirado no sapato que aparece no clipe de “Bad”, de Michael Jackson. E o personagem é azul pelo fato de ser a cor do logo da Sega.

8. Michael Jackson (2)

De acordo com o compositor Brad Buxer, algumas canções de “Sonic 3″ foram compostas em conjunto com Michael Jackson (a música de Carnival Night Zone no jogo e “Jam” de MJ guardam muitas semelhanças). O nome do Rei do Pop não aparece nos créditos do jogo e Buxer acredita que Michael não tenha ficado satisfeito com a qualidade do som do Mega Drive, por isso preferiu não ter seu nome nos créditos.

 

Fonte: http://jogos.uol.com.br/