Começando do zero, um computador ensinou a si mesmo a ler o manual de instruções de Civilization e fez com que sua porcentagem de vitórias subisse de 46 para 79%.
Isso de acordo com pesquisadores da University College London, que desenvolveram “algoritmos de inferimento de significado” que, quando aplicados ao computador, levaram a máquina de um estado de “compreensão zero” até uma estratégia vencedora.
O processo de aprendizado é extremamente técnico para descrevermos aqui, mas o que aparentemente aconteceu foi que a máquina recebeu uma lista de ações que poderia tomar, tinha a capacidade de compreender as informações mostradas na tela, e então recebeu o comando de seguir adiante sozinha.
O computador começou com um comportamento completamente aleatório. No processo de tentativa e erro, palavras diferentes apareciam na tela ao mesmo tempo em que as ações eram executadas. Então o computador procurava pelos mesmos termos no manual de instruções, associando as palavras no texto e formando hipóteses baseadas nisso.
Em um teste feito com o processo de instalação de um software, o computador foi capaz de reproduzir 80% dos passos que um humano realizaria se tivesse lido as mesmas instruções. Em Civilization, a máquina ganhou 79% dos jogos, em comparação com um programa que venceu apenas 46% sem usar as instruções.
Que comecem as piadas com a Skynet.
Fonte: http://www.kotaku.com.br/