MENU

Vídeo reúne todos os jogos da E3 em apenas...

Tablets da Sony são confirmados para setembro

16/06/2011 Views: 523 Notícias

Sony Ericsson apresenta Xperia Play no Brasil; confira as impressões

A Sony reuniu a imprensa em um hotel em São Paulo para divulgar números de desempenho do último ano e revelar detalhes sobre a nova estratégia de posicionamento dos produtos da companhia – após estabelecer-se como marca “premium”, o objetivo é conquistar a chamada “nova classe média”.

O evento foi apresentado por Carlos Paschoal, gerente de marketing e inovação da Sony no Brasil, que fez questão de enfatizar que, em 2010, as vendas de produtos da empresa cresceram 65% em relação a 2009. Novamente, vale lembrar que boa parte desse desempenho se deve à entrada de novos consumidores na economia e as facilidades de acesso ao crédito.

Para gamers mesmo, foram poucas atrações Vieram as informações, já divulgadas anteriormente, de que a PlayStation Network estreará no Brasil antes do dia das crianças e que Uncharted 3: Drake’s Deception sairá em português. Novidade, mesmo, foi a presença do Xperia Play, o celular com “certificado PlayStation” que chega ao Brasil em versão fabricada no Brasil ainda neste segundo semestre.

Magnus Anseklev, presidente da Sony Ericsson no Brasil, subiu ao palco para falar sobre como o Xperia Play levará a “experiência PlayStation” aos smartphones. Por sinal, o Xperia Play traz processador de 1 Ghz, tela touchscreen de 4″ e sistema operacional Android 2.3. O design “slide” revela a grande atração do novo celular, que é um conjunto de botões típicos do PlayStation, com direcional digital, teclas triângulo, quadrado, círculo e X, além de L, R, Start e Select e dois touchpads que funcionam como direcionais analógicos.

O telefone não chegou às lojas ainda, mas nós tivemos a chance de testar alguns dos primeiros games – boa parte deles da EA e Gameloft. E a primeira impressão não foi bem o que o selo “PlayStation Certified” poderia sugerir. Ao jogar Star Battalion (que já existe para iPhone), um game de nave em 3D com movimentação livre pelo cenário, a primeira constatação é que os tais touchpads que simulam os direcionais analógicos não funcionam tão bem – ele nem sempre reconhece o movimento que o jogador quer, e mesmo relizando o comando desde o centro do pad as respostas não são boas. Os gráficos do game em questão, pelo menos, são bem agradáveis, mas nada além do que vemos em jogos mais recentes para iOS e Android.

O próximo teste foi com Crash Bandicoot – sim, a versão original, que saiu em 1996 para o primeiro PlayStation e relançada na seção de clássicos do Xperia Play. Aí a jogatina melhorou muito: o game usa o direcional digital e os botões padrão e tudo roda como no PS One. Os comandos respondem bem e a movimentação é boa, provando que o processador do novo celular dá e sobra para rodar os antigos games do console da Sony.

Infelizmente, a situação foi piorando: Bruce Lee: Dragon Warrior mostrou-se um joguinho de luta bem fraco e Asphalt 6 traz corridas com até bons gráficos e jogabilidade, mas sem qualquer apelo extra. Os dois, aliás, já estão disponíveis para outros dispositivos com Android e para iOS. O bem feito NFL 10 deverá garantir algumas horas de diversão para quem curte o esporte, enquanto que FIFA 10 nem de longe lembrou as boas versões de consoles e portáteis lançadas ano passado – no Sony Ericsson, a jogabilidade é extremamente imprecisa e os gráficos são ruins, com texturas muito, mas muito malfeitas.

A impressão geral é que, por enquanto, o Xperia Play tem pouco a oferecer para o gamer que realmente quer levar a sério sua jogatina portátil. Atualmente, a biblioteca de games envolve jogos que já existem para outros smartphones, mas adaptados para o uso dos botões que o novo celular possui. O alento está na seção de clássicos do PS One – para os saudosistas, o simples fato de um smartphone rodar jogos comerciais de PS One sem engasgo já poderia fazer valer a pena. Jogos como Jumping Flash, Syphon Filter, Cool Boarders 2 e MediEvil já estão disponíveis. Aos jogadores, resta avaliar se vale a pena mesmo pagar para ter um aparelho capaz de rodar estes jogos – qualquer smartphone acima do segmento de entrada já é capaz de rodar bem jogos atuais (e de qualidade) como Angry Birds, Plants vs. Zombies e Fruit Ninja, por exemplo.

O Xperia Play já foi lançado no exterior e, por aqui, aparecerá até o final do ano. O novo smartphone será vendido por todas as operadoras de telefonia celular (cada uma tratará de oferecer seus descontos no aparelho de acordo com o plano escolhido) e também estará disponível em versão desbloqueada, sem vínculo com nenhuma operadora. Os preços não foram divulgados ainda.

Fonte: http://www.gametv.com.br/