MENU

Adeus, produtividade: UOL Jogos indica dezenas de ótimos jogos...

Prospere no Cityville – 10 dicas para fazer sua...

23/04/2011 Views: 641 Dicas e Tutoriais

Um guia rápido e sem spoilers para Portal 2

Você já ouviu falar de Portal 2, mas você está pronto para jogar Portal 2? Você precisa de ajuda para determinar qual campanha jogar primeiro? Quer saber se teremos piadas com bolo? Sem mais delongas, as respostas para essas perguntas e muitas outras estão a seguir.

Devo jogar Portal 2?
Sim. É muito bom.

Devo jogar nos consoles ou PC/Mac?
A versão para computadores deve ter, futuramente, o apoio de mods. Por isso, se você realmente gosta de Portal e quer uma experiência contínua, eu recomendaria o mouse e teclado. Eu joguei no Xbox 360 e tive uma experiência maravilhosa, mas a versão PlayStation 3 parece ser a melhor opção, especialmente porque ela acompanha uma versão do jogo para PC e Mac de graça.

Preciso ter jogado o primeiro jogo?
Não, mas seria bom se você jogasse. É inegável que jogar o primeiro vai tirar um pouco da magia Portal 2, porém. O design engenhoso de puzzles da série só é novidade na primeira vez que você joga. Mas um passagem rápida pelas cinco horas do primeiro jogo irá lhe oferecer uma boa noção sobre quem são os poucos personagens principais da série e por que um certo alguém se sente do jeito que se sente em Portal 2. A simplicidade do primeiro jogo também irá ajudar a treinar o seu cérebro para as manipulações de portais mais difíceis da continuação.

O jogo tem uma campanha solo e uma campanha co-op. Qual devo jogar primeiro?
Enquanto você tem, tecnicamente, condições de jogar qualquer uma das campanhas – sem medo de estragar a outra – eu recomendo que você começe com a campanha co-op. A campanha co-op não tem muita história, mas a pouca que ela conta vai fazer mais para informar a história da campanha solo do que o contrário. A desvantagem de jogar primeiro o co-op é que você estará entrando no ambiente mais denso de Portal 2. Os enigmas mais difíceis do jogo são em co-op. (Nota: Gostaria de salientar que, em termos de cronograma, a campanha single-player começa primeiro, mas eu acredito que vai ser mais gratificante jogar o jogo da maneira que sugeri, salvando as magníficas horas finais da campanha solo para o fim.)

Se eu decidir pelo co-op, com quem eu deveria jogar?
Eu sugiro que você jogue com alguém que é novo no jogo. Descobrir os quebra-cabeças é mais gratificante do que ser conduzido por aí (ou ter de fazer isso). Dito isso, na minha segunda passagem por alguns dos capítulos da campanha co-op, eu lutava para me lembrar de como havia resolvido alguns dos puzzles. O jogo é difícil o bastante para que você se esqueça de algumas de suas soluções. Então, se você está fazendo um repeteco, eu espero que você tenha uma memória curta.

Quanto tempo dura a campanha co-op ? E quando posso fazer uma pausa?
A campanha co-op me custou cerca de sete horas para ser concluída, mas a estrutura de cinco capítulos encoraja os jogadores a comprometer cerca de 1-2 horas por sessão. Depois de completar um capítulo até o final, você pode fazer uma pausa. Felizmente, você pode fácilmente fazer uma interrupção no meio do capítulo também. O jogo salva seu progresso após cada viagem de elevador. Portal 2 também acompanha quantos passos cada jogador andou, quantos abraços foram dados e outras estatísticas bobas, combinando os dados de cada dupla de co-op para mostrar como esses números podem ser interpretados para o duo que está unido no momento.

Mas esse jogo já tem uma reputação de ser curto, não é?
Verdade. Há um debate acalorado sobre se o jogo vale os US$ 60 que cobra nas versões de consoles (US$ 50 nos computadores). Mas eu levei cerca de 9 horas para terminar a campanha solo, e eu não passei nenhum segundo dessas horas sem me divertir. Isso sem falar nas 7 horas da campanha co-op e a possibilidade futura de desenvolver mapas nas versões para computador. Então eu digo que há muita coisa de valor aqui.

Algum segredo escondido?
Alguns, incluindo uma canção da banda The National e uma referência a outro jogo da Valve.

Como está a nova música de créditos?
Um dos momentos mais memoráveis de Portal foi sua canção final de créditos “Still Alive”, de Jonathan Coulton. Há uma música diferente durante os créditos finais da Portal 2. (Ouça aqui). Eu não gostei tanto quanto de Still Alive, mas ela ainda é muito boa.

Eles incluíram alguma piada relacionada a bolos?
Esse artigo é livre de Spoilers, então não vou contar. Mas você pode ver a resposta para essa pergunta aqui.

Eu estou preso em um quebra-cabeça e não sei a solução. O que eu faço?
Você consegue resolver isso. Eu acredito em você. (E se isso ajuda, o problema quase nunca é uma questão de tempo ou velocidade.)

Fonte: Kotaku