MENU

Brasileiros criam chip com tecnologia inédita

Que gráficos são esses da CryEngine 3?

04/03/2011 Views: 823 Curiosidades

Direto da GDC: “Fiz ‘Pac-Man’ para atrair as mulheres aos games”, diz criador

“Oi, eu sou o criador de ‘Pac-Man'”. Foi com essa frase simples, mas emblemática, que Toru Iwatani se apresentou às centenas de jornalistas, desenvolvedores e empresários que lotaram um dos auditórios da Game Developers Conference 2011, para ouvi-lo falar sobre como criar um bom jogo. E, cá entre nós, poucos estão mais habilitados a discorrer sobre o assunto, afinal, ao longo de 30 anos, a bolota amarela transcendeu os videogames e tornou-se um ícone da cultura pop.

Divulgação

“Pac-Man” começou sua carreira nos fliperamas em 1980

Para Iwatani, é fácil explicar o sucesso de “Pac-Man”: “Falo sobre isso há anos: é um game baseado em regras simples, com um objetivo claro e com o qual o jogador se envolve instantaneamente”, resume. E, para deleite da platéia, ele chega a exibir um vídeo da televisão japonesa em que um macaco joga “Pac-Man” – e joga bem, até.

Se você admira a Nintendo pela proposta em atrair o público feminino com o DS e o Wii, saiba que o que levou Iwatani a criar “Pac-Man” foi a vontade de atrair as mulheres aos fliperamas: “Naquela época não existiam consoles caseiros, então os fliperamas eram basicamente um playground para garotos – sujo e fedorento, como vocês podem imaginar (risos)”.

O game designer cogitou explorar temas como moda, mas optou pela “gastronomia”, por assim dizer, apostando no fato de que “as mulheres amam sobremesas”. Daí veio o conceito por trás do jogo, somado aos fantasmas, que perseguiriam o personagem e proporcionariam o indispensável desafio. Ainda assim, o nipônico fez questão de manter cores diferentes e um visual “bonitinho” para as criaturas. Tudo para não espantar o público feminino.

Fonte:http://jogos.uol.com.br/