MENU

Público brasileiro testa Mortal Kombat

Shift 2 vai superar Gran Turismo 5

23/11/2010 Views: 3704 PC

Por dentro da Tecnologia PCI Express 3.0

pci express“A PCI-SIG tem o prazer de anunciar que lançou a última versão PCI Express (PCIe) 3.0“, diz um porta-voz em um e-mail. Um anúncio oficial pelo SIG será divulgada na quinta-feira.

O SIG (Special Interest Group – Grupo de Interesse Especial) teve tempo de sobra para especificar e receber a aprovação final. Em conferência de imprensa em junho, o presidente da PCI SIG, Al Yanes, disse que havia se reunido com o presidente do grupo de trabalho, e que “nós estamos quase terminando, tecnicamente.”

O PCI Express 3.0 é a próxima geração do barramento PCI Express, a via principal de dados das placas de vídeo e outras tecnologias de expansão dos PCs de hoje. A PCIe 2.0 codifica os dados usando 8 ou 10 bits, onde a transferência de dados gira em torno dos 5 Gigabits por segundo, uma métrica que é regida pelo número de pistas atribuídas ao canal (a maioria das placas de vídeo usam um slot de 16 vias, ou x16).

especificacoes slots pciCom o PCIe 3.0 poderá usar codificação de 128 a 130 bits. De acordo com as especificações técnicas, um slot PCIe 2.0 x16 teria uma transferência de até 16 Gbps, ou seja, um PCIe 3.0 x16 iria transferir 32 Gbps.

As empresas vão aproveitar o PCI Express 3.0 em primeiro plano, visando sua implementação em roteadores e switches, incluindo conexões de internet de até 40 Gigabits, disse Yanes, em junho. As empresas de chips gráficos também se aproveitarão (e muito) desta tecnologia.

Fica a pergunta: quando poderemos comprar produtos com esta tecnologia? O PCI SIG necessita de um processo formal de certificação (ao contrário de organizações como a Wi-Fi Alliance, que insere sua logomarca nos produtos que passam em seus testes de compatibilidade), mas começará o processo de testes no início de 2011.

Yanes disse que uma “lista integrada” ou, em suas palavras, “a certificação da tecnologia” seria lançada provavelmente no final do segundo trimestre de 2011, com todas as empresas que passaram nos testes.

Os fabricantes estão livres para fazer o que quiserem. No entanto, as empresas poderão desenvolver placas baseadas no PCIe 3.0 após o primeiro trimestre de 2011.

E você, o que acha desta Tecnologia? Já imaginou como os games serão exibidos com maior desempenho? Comente!

Fonte: http://www.dicasemgeral.xpg.com.br/